28ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes recebe desfile de moda sustentável
Alunos da Escola Estadual Professora Zulima Vergolino Dias exibiram suas criações
O projeto Reciclamente ganhou destaque no Hangar Centro de Convenções nesta segunda-feira (18), dia das Vozes da Diversidade e Inclusão na 28ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes. A professora de biologia, Gissele Farias, coordena o projeto voltado para alunos do ensino médio.
“Esse projeto tem o objetivo de transformar a mente dos alunos para uma conscientização e valorização em relação a sustentabilidade. Então, na semana do meio ambiente nós fizemos uma gincana ambiental e um dos produtos foi o desfile de moda sustentável. Esses alunos produziram suas fantasias com orientação dos professores, utilizando material de baixo custo ou reciclável. Deu tão certo, foi tão bonito o resultado, que a gente foi convidado para estar aqui na Feira do Livro”, conta a coordenadora.
As fantasias apresentam temas diversos, dos mais coloridos aos mais sombrios, passando por temáticas ambientais até personagens fantásticos como do Mágico de Oz e figuras futuristas.
Alguns alunos atuaram como modelos, vestindo os modelos, mas todos participaram do processo de elaboração e construção das peças.
Eriane Monteiro, aluna do terceiro ano do ensino médio, desfilou com uma roupa que remete a arara azul, feita a partir de papéis, papelão, cola, entre outros materiais. “A gente se inspirou nas araras de uma tribo, nas pinturas indígenas, mas lá nós fazemos vários trabalhos que abordam como manter a sustentabilidade, sobre reciclagem e até mesmo para levar adiante a conscientização das pessoas em relação a esse tema”, narra a estudante.
Muito além de ações pontuais e do dia que dedicado as Vozes do Clima e da COP 30, a sustentabilidade ganhou protagonismo nesta edição. Toda concepção e montagem do espaço da 28ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes foi pensada para minimizar os impactos ambientais, com estruturas modulares que poderão ser reutilizadas em outros eventos. A redução do uso de materiais descartáveis e priorização de insumos de origem local.
A Feira vai até sexta-feira (22), com entrada gratuita a partir das 9h às 22h. O acesso é até às 21h.
Texto: Juliana Amaral, Ascom Secult
Por Comunicação (Feira do Livro)