LANÇAMENTOS SECULT


Livro “Mestre Damasceno e as Cantorias do Marajó”

Mestre Damasceno e as Cantorias do MarajóO novo lançamento da Secretaria de Estado de Cultura é uma homenagem ao Mestre Damasceno, em razão da 28ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes. A obra percorre sua infância, a criação do búfalo-bumbá, as passagens pelos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e a consagração como compositor e mestre do carimbó e da cultura amazônica. 

A obra é organizada por Antonio Carlos Pimentel Jr. com ilustração de Mandy Modesto, foge ao formato tradicional de biografia, reunindo múltiplas vozes e resgatando o dialeto marajoara, os folguedos e as encantarias.


Livro "Poesia Reunida" de Wanda Monteiro

Poesia Reunida″ de Wanda MonteiroA obra aborda uma poética a partir da trajetória da escritora como mulher amazônida e que, muitas vezes, alcança todas mulheres nascidas e criadas na região.

Os poemas apresentam o olhar sensível de Wanda em diversas vivências e experiências (pessoas, cotidianas e subjetivas) que os leitores são convidados a refletir sobre a vida na sua mais profunda essência e emoções humanas.


Livro 'O Homem Rio' de Benedicto Monteiro

O Homem Rio’ de Benedicto MonteiroA  obra é um verdadeiro registro cultural da Amazônia e aborda o tema de uma maneira completa, integrando a oralidade, descrita de uma forma que poucos autores foram capazes de fazer. A leitura nos leva pela saga do personagem Miguel dos Santos Prazeres, um homem que decide traçar seu próprio destino de forma audaciosa e corajosa. 

“O Homem Rio” é o último romance publicado por Benedicto antes de morrer e faz um passeio por conflitos entre o bem e o mal, a dura realidade e o misticismo que levam o personagem até Belém, a capital onde ele se redescobre e enfrenta novos desafios. Miguel também é o protagonista elo da tetralogia "Verde Vagomundo", "O Minossauro", "A Terceira Margem" e "Aquele Um".

Esta obra é uma reedição faz parte da iniciativa do Governo do Pará, da Secretaria de Cultura, de reconhecer e salvaguardar o legado de Benedicto Monteiro. O escritor que teria completado 100 anos em 2024 foi homenageado com uma exposição e uma série de programações que apresentaram sua trajetória.

Os livros podem ser adquiridos no estande da Secult na 28ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes.