Artistas paraenses apresentam tributo a Paulo André e Ruy Barata
A apresentação encerrou o quarto dia de atividades da feira literária
A noite na 27ª Feira Pan-Amazônica do Livro celebrou, nesta terça-feira (20), a trajetória artística de Paulo André e Ruy Barata com o show ‘Paulo para sempre Ruy’, com a participação de grandes cantores paraenses. A apresentação contagiou o público na Arena Amazônia, localizada no palco externo do Hangar Centro de Convenções.
O palco Amazônia recebeu, às 20h, os artistas Lucinnha Bastos, Sandra Duailibe, Andréa Pinheiro, Marcho Monteiro, Elói Iglesias, Trio Warilou, Olivar Barreto, Pedrinho Callado e Juliana Sinimbú que uniram suas vozes e interpretaram as obras dos compositores paraenses. O repertório contou com sucessos que conquistaram o Brasil como “Foi Assim”, “Porto Caribe”, “Mesa de Bar”, “Pacará” e muito mais.
Dedicado a preservar a vida artística de Paulo André e Ruy Barata, o produtor Tito Barata afirma que a apresentação é uma experiência que induz o público à visualização das obras com o suporte de um telão cenográfico que conciliado a voz dos artistas permite maior compreensão e contextualização das músicas.
“O show conta a história musical com início, meio e fim, mostrando o resumo da trajetória da dupla. Houve um processo de criação apurado, com pesquisas sobre a história por trás de cada canção. Reunimos intérpretes e arranjadores que têm a ver com o trabalho de Paulo André e Ruy e mostramos todo esse trabalho com arranjos vibrantes”, afirmou o produtor.
As obras de Paulo André e Ruy Barata são consagradas com criações originais e carregadas de sentimento, fazendo com que elas permaneçam vivas por gerações, destaca a cantora Andréa Pinheiro. “Poucos foram os que conseguiram, com tamanha maestria, descrever a vida e a realidade de um povo como Paulo André e Ruy Barata. [As canções] mexem com o imaginário do paraense por uma série de fatores e um deles é, sem dúvida, a lembrança de uma Belém antiga”, acrescentou.
Homanegear artistas precursores da música regional é um ato de valorização e respeito aos talentos que nascem na Amazônia, reflete Lucinnha Bastos. “É importantíssimo celebrar a música dos grandes compositores, como Paulo André Barata e Ruy Barata. Nós, artistas, somos responsáveis por continuar divulgando composições de nossos colegas. Acho que esse é um papel importante que a gente precisa fazer para cultivar a identidade da nossa Amazônia”, complementou a artista.
A apresentação musical é uma oportunidade de evidenciar ainda mais o regionalismo, aponta o visitante Douglas Leite Pereira. "Conheço um pouco de Ruy Barata e Paulo André. Tive a oportunidade de acompanhar as realizações que foram feitas em benefício à cultura na cidade. A gente tem que apresentar o que temos de melhorar e acredito que [o show em tributo] vem só gratificar a nossa região".
Por Comunicação (Feira do Livro)