Performance destaca a cultura Guarani na Arena das Artes
O espaço infanto-juvenil funciona todos os dias da Feira, a partir das 9h, com entrada gratuita
O público da Arena das Artes presenciou hoje (20), às 17h, a performance “Por uma terra sem males”, apresentada pela pedagoga e contadora de histórias Ana Selma Cunha. A apresentação aconteceu no quarto dia da 27ª Feira Pan-Amazônica do Livro, cujo tema é “Vozes da Democracia e Liberdade”.
Durante a performance, foi apresentado ao público o mito Guarani que narra a criação do mundo e a busca por uma terra livre e sem maldade. Ambientar a democracia para crianças e adolescentes é necessário para criar cenários que tragam uma terra viva, livre, sem fome e sem guerra, afirmou a contadora Ana Selma Cunha.
“O mito Guarani fala justamente da busca dessa terra livre dos males da humanidade. E a base do povo originário Guarani é exatamente essa terra livre, onde as pessoas podem viver sem fome, sem guerras, e podem usar a sua língua à vontade, sem serem proibidas, coisas que são negadas aos povos originários”, refletiu.
O espaço das Artes tem o objetivo de aproximar o público jovem da cultura regional, por meio de danças, performances e peças de teatro. O visitante Breno Bentos trouxe pelo segundo ano a filha Marina Bastos, de 4 anos, para participar da feira literária. De acordo com Breno, introduzir o imaginário paraense às crianças contribui para que, desde cedo, tenham acesso à cultura. “Ela está retornando à Feira hoje, pois já veio no final de semana. Retornamos esta semana para vivenciar o espaço das artes. Eu acho importante introduzir a criança no mundo da cultura e das artes. É fundamental que esse contato aconteça desde cedo e auxilie no desenvolvimento para uma formação completa”, concluiu.
Programação – A programação da Arena das Artes continua, às 18h30, com o espetáculo teatral “Celestino e o carrossel do destino”, apresentado por Cleber Cajun, encerrando as atividades desta terça-feira (20). O espaço infanto-juvenil funcionará todos os dias da Feira, a partir das 9h, com entrada gratuita.
Por Comunicação (Feira do Livro)