Mestra da Cultura Popular, Iracema Oliveira, é homenageada com lançamento de livro sobre sua história


A Secretaria de Estado e Cultura (SECULT), em parceria com a atriz Ester Sá, lançaram, no dia 18 de agosto, no Ponto do Autor, o livro “Iracema Voa: A mulher que traz a arte na alma”, que é uma adaptação do espetáculo teatral de mesmo nome da autora. A obra conta a trajetória da estrela de radionovelas e programas de rádio das décadas de 50 e 70.

Nascida em 1937, em Belém, Iracema iniciou a sua carreira no Teatro Popular em 1945 com as Pastorinhas, e com os Pássaros Juninos, em 1946, ambas manifestações populares paraenses. É considerada uma referência cultural na capital do estado e inspira a muitos no campo das artes, como aconteceu com Ester Sá, que conheceu a artista pouco depois de formada, quando trabalharam juntas em uma oficina de Pássaros Juninos e Boi Bumbá.

“Fiquei encantada com ela: sua sabedoria e generosidade, sua alegria e bom humor, seu jeito leve, encantador! Em 2008, resolvi criar um espetáculo sobre sua vida e obra. Foi então que eu acompanhei Iracema durante praticamente um ano em suas atividades, compondo o espetáculo. Este trabalho é um momento marcante em minha carreira”, conta a autora. 

A convite da SECULT, a atriz teve o desafio de eternizar em palavras a história da artista paraense. “Ter a minha história contada em um livro me deixa muito feliz porque deixa eternizado tudo o que vivi. O teatro, por exemplo, ou a televisão só chega até uma parte específica do público. Com o livro não. Minha história poderá ser contada eternamente. Me sinto muito grata”, conta Iracema.

A vigésima sétima edição da feira literária acontece até 25 de agosto, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, com entrada franca. Ao lado de Iracema, o poeta Antônio Juraci Siqueira também é homenageado e terá uma coleção de sua própria autoria lançada. 

“Muita alegria e expectativa de ver Iracema brilhar na Feira, recebendo essa homenagem que ela tanto merece. Sinto a felicidade de estar ao lado dela, escrevendo sua história enquanto escrevo a minha própria, mais algumas páginas desse meu viver!”, conclui a Ester.

20/08/2024 14h21 - Atualizada em 22/08/2024 09h57
Por Comunicação (Feira do Livro)