Beco do Artista valoriza e incentiva cultura paraense na 27ª Feira Pan-Amazônica do Livro

Nesta edição, 18 barracas com artistas visuais, ilustradores e quadrinistas foram selecionadas para comercializar os produtos no espaço durante os nove dias de evento


Ilustrações com artes regionais, quadros, canecas, livros, imãs, ecobags, bottons, adesivos, histórias em quadrinho, vestuário, acessórios e diversos produtos da cultura regional e geek são comercializados no espaço ‘Beco do Artista’, durante a 27ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, realizada no Hangar Centro de Convenções, em Belém. Nesta edição, 18 barracas abrigam os trabalhos dos artistas visuais, ilustradores e quadrinistas, selecionados a partir de um chamamento público da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

Esta é a terceira edição que o ilustrador Matheus Souza participa da programação, com os produtos da Spacemartt, caracterizados pelas ilustrações com temas e cenários regionais misturados com personagens de filmes e animes.

“Eu espero o ano todo para chegar a Feira do Livro e ter a oportunidade de estar aqui, porque é realmente muito prazeroso. Pessoas que já seguem o meu trabalho vem aqui trocar ideia, enquanto muitas pessoas começam a conhecer a gente aqui, compram nossos produtos, valorizam o nosso trabalho. Esse espaço cedido pela Secult faz toda a diferença no incentivo a nossa arte e para compartilhar nossos produtos”, celebra o artista. 

A professora Joana D'ark Teixeira aproveitou a oportunidade de valorizar artistas locais e além dos livros, comprou acessórios com características regionais. “A Feira do Livro é o momento de adquirir mais conhecimento e privilegiar profissionais que trazem tantos produtos lindos e nossos. Eu chamo esse espaço de Beco do Pará, porque quem entra aqui se identifica com tudo o que vê, são produtos que tu vais levar para a tua história, remete aquilo que tu vives. Temos que incentivar cada vez mais”, comenta. 

Entre os requisitos de seleção dos artistas, os interessados precisaram apresentar obras originais e autorais reconhecidas na área de artes visuais como: quadrinhos, ilustração, impressões em 3D e miniaturas de personagens (que podem ser submetidas à inscrição por meio de imagens fotográficas), objetos com ilustrações originais impressas ou similares. Foram selecionados 18 artistas e 18 suplentes, por meio de edital de chamamento público.

A artista Thay Petit, que trabalha com ilustração em objetos, participa pela segunda vez do Beco do Artista e considera o espaço como uma vitrine para os profissionais locais. 

“Trabalho com produtos ilustrados, porque eu acredito que é possível a gente usar arte autoral no nosso dia a dia. Então, os objetos que eu puder colocar a minha ilustração, eu vou fazer. Pensamos na diversificação de material e de preço nos nossos produtos. Esse espaço é uma oportunidade maravilhosa de renda, porque são nove dias muito intensos. Em 2022, quando participei, não tinha noção de como seria tão bom e esse ano está seguindo a mesma expectativa”, comemora a artista. 

Serviço: Este é o quarto ano que a Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes traz o Beco do Artista. A visitação é gratuita e ocorre das 9h às 21h, no corredor lateral dos estandes, com entrada franca, no Hangar Centro de Convenções. A Feira segue até o dia 25 de agosto de 2024. Acompanhe a programação completa no Instagram oficial @feiradolivroedasmultivozes.

19/08/2024 14h00 - Atualizada em 22/08/2024 11h13
Por Comunicação (Feira do Livro)