Frutos do Pará encerra programação musical deste domingo (18)

Pinduca e o grupo Sereias do Mar também subiram ao palco


A segunda noite da 27ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes foi embalada por ritmos tipicamente paraenses com apresentações do grupo Frutos do Pará, presidido pela homenageada, Iracema Oliveira, o cantor Pinduca e o grupo de carimbó Sereias do Mar.

Além da apresentação musical, a dança também foi presente durante a programação. O intuito foi apresentar diversidade, como afirmou Paulo Oliveira, representante do grupo anfitrião da noite. “Foi um momento único na história do grupo, porque a nossa presidente é a homenageada da Feira. Buscamos trazer diversidade com os dois convidados: o Pinduca, com seu ritmo conhecido, as Sereias que trouxeram a cultura típica de Marapanim e as nossas danças, características do grupo. O legal é que tivemos três estilos musicais bem diferentes”. 

O intuito da apresentação foi fazer o intermédio de ritmos tradicionais e de transição, mais modernos. “O Pinduca veio com a sua banda, o Sereias do Mar com seu carimbó raiz, com percussão, e o Frutos do Pará que mescla os dois”, disse Paulo. 

Com 30 anos de existência, mulheres da mesma família formam o Sereias do Mar, que surgiu de forma inesperada, a partir de uma reunião familiar. “Dividir o palco com a nossa família sempre é especial. Não poderia ser diferente desta vez. Estamos muito felizes pelo convite da Secult de participar dessa apresentação”, disse Maria Feliz Freire, integrante do grupo. 

Considerado o representante do carimbó do estado, Pinduca afirmou estar lisonjeado de dividir o palco com os colegas de ritmo e prestar homenagem à grande amiga, Iracema: “Eu considero Iracema a maior folclorista do Pará. Me apresentar na Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, justo quando ela é a homenageada é motivo de orgulho”. 

“Eu estou achando muito bacana essa iniciativa da Feira de fazer esse grande encontro cultural. Temos os livros e também temos essa programação musical que contribui para a valorização dos nossos artistas paraenses, do nosso carimbó. Esse que muitas vezes é esquecido ou não valorizado. Aqui temos esse espaço que dá visibilidade à nossa cultura. Gostei bastante”, disse o terapeuta comportamental, Adriano Silva, que estava na plateia. 

Programação 

A programação musical acontece sempre às 20h, até 25 de agosto, na Arena Amazônia, presente na área externa do Hangar, Centro de Convenções da Amazônia. 

18/08/2024 20h43 - Atualizada em 19/08/2024 10h30
Por Comunicação (Feira do Livro)