Poeta Juraci Siqueira lança box e é um dos homenageados da 27ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes


Com mais de 80 obras publicadas, o escritor, poeta, professor e contador de histórias, Juraci Siqueira, é um dos homenageados da 27ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes 2024. Neste domingo (18), no ponto do autor, ele lança, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (SECULT), a coleção “Juraci, O Canoeiro das Letras”, que contém três volumes anteriormente publicados.  “Ser homenageado me deixa feliz pelo fato de saber que estou representando toda uma categoria de valorosas e valorosos escritores de nosso Estado”, contou o poeta. 

O box tem ilustrações assinadas por Matheus dos Santos Bento e é composto pelos títulos “O menino que ouvia estrelas e se sonhava canoeiro”, uma narrativa autobiográfica em literatura de cordel, “Histórias do Tio Totó”, que reúne contos dedicados a todas crianças que foram representadas pelos netos do autor, e “Itaí, a carinha pintada”, esse premiado pela Associação Brasileira de Arqueologia e que traz uma viagem pelo mundo da arqueologia sobre pinturas rupestres de Monte Alegre, tendo como narradora a Carinha Pintada, figura pintada há milhares de anos nas rochas do Parque Estadual de Monte Alegre.

“A publicação não é ideia minha, mas sim a materialização do prêmio dos homenageados da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes. É uma honra”, diz ele.

O poeta é natural de Cajary, município de Afuá, no Marajó, licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Pará e pertencente de diversas entidades literoculturais, entre elas a União Brasileira de Trovadores, Centro Paraense de Estudos do Folclore, Malta de Poetas Folhas & Ervas, Movimento de Contadores de Histórias da Amazônia e Cirandeiros da Palavra. Juraci reúne mais de 200 premiações literárias dos mais diversos gêneros e publicações de livros de poesias, contos, crônicas, literatura infantojuvenil e  literatura humorística em versos e prosa.

A maior feira literária realizada no Norte apresenta até 25 de agosto mais uma edição, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, com entrada franca. A programação é promovida pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura. Neste ano, além de Juraci Siqueira, também será homenageada a  mestra da cultura popular, Iracema Oliveira. 

A organização do evento  reforça, mais uma vez, o objetivo de democratizar o acesso aos livros e à cultura, além de dar ênfase às diversas vozes de cada um que participa e faz parte da cultura paraense. A programação traz um circuito de atividades culturais e artísticas, com rodas de conversa, saraus, espaço infantil, além de shows musicais. 

18/08/2024 10h18 - Atualizada em 19/08/2024 10h32
Por Comunicação (Feira do Livro)