Estudante com Síndrome de Down lança livro de receitas na 24ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes


Mariana Azevedo (9 anos) mostra seu livro para a secretária de Cultura do Estado, Úrsula Vidal

A estudante Mariana Azevedo, de 9 anos, lançou o "Livro de Receitas da Mariana" durante a programação da 24ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, que é realizada até domingo (05) na Arena Guilherme Paraense, o Mangueirinho. Nascida com Síndrome de Down, a pequena faz sucesso nas redes sociais ensinando receitas saudáveis para crianças.

"Com o decorrer do processo da Mariana, nós descobrimos como é importante manter uma alimentação saudável. Então começamos a buscar receitas que fossem favoráveis para o crescimento dela. Ao longo desses 9 anos, que é a idade dela, colecionamos muitas receitas. E aí veio a ideia de juntar tudo e compartilhar com todos esse verdadeiro acervo de receitas saudáveis e nutritivas", frisou a mãe de Mariana, Carolina Azevedo, que a acompanhou no lançamento.

Com mais de 10 mil seguidores, Mariana possui uma conta no Instagram que é supervisionada pela mãe, onde compartilha receitas e o dia a dia com os seguidores.

"A Mariana tem uma vida normal. Ela é uma criança que adora quando alguém pede para tirar uma foto, selfie ou algo do tipo. Isso vem por meio dos seguidores e, agora, do livro também. É um troca muito importante também com pessoas com Síndrome de Down", completa. 

Para a Coordenadora Estadual de Políticas Para o Autismo, Nayara Barbalho, o momento foi de comemoração no estande da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), onde o livro foi lançado.

"A Secult sempre foi uma parceira da inclusão desde a primeira Feira. Hoje estamos reafirmando esse compromisso com a causa da inclusão. A Sespa está com um estande interativo que apresenta os trabalhos que tem sido feitos pelo Estado nesse segmento, mas também oferece livros que são feitos por essas pessoas. Traz informação e orientação. Então é muito importante essa troca com o público. Hoje estamos com o lançamento da Mariana Azevedo, mas todos os dias estamos aqui expondo trabalhos de pessoas com deficiência, assim como acontece com outros autores dentro da Feira. Isso nos deixa muito felizes", disse ela. 

O "Livro de Receitas da Mari" pode ser encontrado no estande da Sespa na 24 Feira do Livro de das Multivozes.

Mariana, que tem mais de 10 mil seguidores nas redes sociais, lançou o ’Livro de Receitas da Mariana’ na 24ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes

Texto: Bruno Magno (SECOM)

02/12/2021 20h23 - Atualizada em 03/12/2021 10h15
Por Ascom (Feira do Livro)