Coletânea Amor(és) é lançada por sete mulheres no estande da Ioepa


A coletânea Amor(es), com poemas escritos por sete mulheres, foi o lançamento da Editora Pública Dalcídio Jurandir nesta manhã de domingo (17), no estande da Imprensa Oficial do Estado. A obra é organizada pela professora Maria Helena Viana.

As professoras Clebia Maciel, Djane Pereira, Flávia Leite, Glicelia Mendes, Jean-diassy Ribeiro, Maria Helena Viana e Tânia Monteiro se conheceram em 2013, no Mestrado de Letras da Universidade Federal do Pará.

Com as limitações dos períodos mais duros da pandemia de covid-19, as professoras tiveram a ideia de escrever poemas e memórias sobre a temática rio, nascendo a proposta do livro "Rio em Nós". A obra foi publicada em 2021 e lançada na Feira do Livro e das Multivozes.

Com o sucesso da publicação, que teve vários lançamentos e encontros em alguns municípios paraenses e também na cidade de São Luís , no Maranhão, as professoras autoras se juntaram novamente para falar de amor.

Além dos poemas, a obra reúne fotos pessoais de suas experiências pelos rios. Na orelha do livro, as autoras explicam o título da obra: "Amor(es) porque é preciso falar de amor hoje, amanhã, sempre… É o amor que nos move".

"São mulheres que através do amor tornaram-se mais fortes e resilientes e apresentam aos leitores por meio de textos aqui escritos uma mensagem de resistência, força e de amor sem igual", escreveram o presidente da Ioepa, Jorge Panzera e o coordenador da Editora Pública Dalcídio Jurandir, Moisés Alves, na apresentação do livro.

Natural de Moju, no interior do Estado, a professora Gilcélia Amaral Mendes escreveu: "Apesar de o tempo fechar, eu escolhi amar. Apesar de o desalento chegar, eu escolhi amar. Apesar de o mundo caducar, eu escolhi amar", em Eu escolhi amar.

Já a jornalista e professora Tânia Monteiro escreveu no poema Saudades: "Elas caem e, como um rio, prosseguem o seu curso no meu rosto. Sinto um gosto salgado na minha boca de solidão. Mas o caminho é longo, atravessa o coração e se perde na imensidão do meu corpo".

Todas elas estavam no estande da Ioepa recebendo os visitantes e amigos na Feira do Livro e autografando a mais nova obra.

A obra Amor(és) é uma edição da Editora Pública Dalcídio Jurandir e foi lançada no estande da Ioepa, na 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, no Hangar, Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. O livro custa R$ 30 e pode ser adquirido também diretamente com as autoras pelo telefone: (91) 98052-2141.

Texto: Julie Rocha (Ascom/Ioepa)

17/09/2023 13h46 - Atualizada em 17/09/2023 13h49
Por Comunicação (Feira do Livro)