Incentivo à leitura promove protagonismo dos alunos na 26º Feira do Livro


Um dos destaques no estande da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) no penúltimo dia na 26º Feira do Livro e das Multivozes, neste sábado (16), foi para a exposição dos livros autorais do Projeto "Leitura e Movimento". Estudantes da Escola Estadual Dom Pedro II apresentaram seus livros e ilustrações para o público que esteve presente no espaço. 

Vestida de princesa, a aluna com transtorno do espectro autista, Nikole Leão, estava muito feliz por poder participar da construção dos livros, por meio de suas ilustrações e escrita. 

“Foi muito gratificante, quando a professora me apresentou o projeto, pensei que só ia fazer para mim, aí ela pediu ajuda para os outros colegas. Eu quis contar uma história de uma pessoa diferente, e como ela consegue superar as dificuldades dela. Esse é meu último ano na escola e pretendo ajudar outros alunos no futuro”, conta a estudante. 

Outro aluno que esteve no local para apresentar seu trabalho autoral foi João Carlos Silva, do 7º ano da Ensino Fundamental. 

“Eu resolvi participar do projeto, porque me chamou muita atenção, já que eram os próprios alunos que criavam os livros e ilustravam. Aí não tinha nenhuma participação dos adultos. Tínhamos que fazer os nossos próprios livros, ilustrar, digitar e mandar para a professora. Isso me incentivou a fazer mais livros”, disse João Carlos.

Na oportunidade, os expositores orientaram o público a como ter acesso ao livro digital, que é totalmente gratuito, pelo site da Estante Mágica. 

“O lema da escola, da sala de leitura especificamente é: não valorize as dificuldades e sim as oportunidades. Então, eu sempre digo para eles, não olhe a dificuldade, vamos pelas oportunidades e possibilidades que tudo dá certo. Meu sentimento é de alegria e de gratidão”, reforça Cristiane Caetano, professora responsável pelo projeto.

O Projeto "Leitura e Movimento", trabalho desenvolvido desde o ano passado com estudantes dos ensinos fundamental e médio da unidade, com a inclusão de alunos PCDs. Neste ano, já conta com a participação de 76 alunos.

17/09/2023 08h38 - Atualizada em 17/09/2023 08h40
Por Comunicação (Feira do Livro)