Obra que reúne artigos de estudantes do Marajó e do Solimões é lançada pela Ioepa


Uma conjunção de trabalhos de conclusão de curso (TCCs) de alunos do curso de Pedagogia, no campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa) do Marajó e da Universidade do Estado do Amazonas. Assim foi definido o livro “Estudos culturais e pedagógicos entre as águas do Solimões e do Marajó”, organizado por Marcos Alexandre Ribeiro, Pedro Marcos Monsour Andes e Rodrigo Ferreira de Moraes, que teve seu lançamento no sábado (16), no estande da Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa), na programação da 26º Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, que ocorre no Hangar - Centro de Convenções. O livro foi editado e impresso pela Editora Pública Dalcídio Jurandir, da Ioepa.

Rodrigo Moraes explicou que os TCCs foram reunidos e transformados em artigos, com o objetivo de tentar entender a dinâmica da educação no campo, em especial no Marajó e no interior do Amazonas. “Os artigos foram escritos por vários alunos e diversos professores com a perspectiva de mostrar as produções literárias e acadêmicas desses estudantes de pedagogia do Marajó e do Amazonas. Por isso, o livro se chama ‘Entre as águas do do Solimões e do Marajó’”, ratificou Rodrigo Moraes.

Moraes fez questão de frisar a acessibilidade da obra para diversos públicos: “São textos de fácil acesso. Então, eles se dirigem a estudantes de pedagogia, estudantes de educação, mas também ele é muito importante para quem quer conhecer um pouco do que é o Marajó, sua cultura e seu povo”. 

Rodrigo ressaltou que os temas abordados no livro estão intimamente ligados à realidade dos alunos e aborda temas como gravidez na adolescência, evasão escolar, entre outros. Trata-se, segundo Moraes, de textos que mostram a vivência, o cotidiano dos autores e como a educação impactou a vida deles. “Um dos objetivos é ver esse conjunto de ações como uma forma diferente de perceber a educação que é feita no Marajó em sua forma diferenciada da educação da capital paraense, Belém”, finalizou Rodrigo Moraes.

Serviço
O livro “Estudos culturais e pedagógicos entre as águas do Solimões e do Marajó”, organizado por Marcos Alexandre Ribeiro, Pedro Marcos Monsour Andes e Rodrigo Ferreira de Moraes, está à venda no estande da Ioepa, na 26º Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, que ocorre no Hangar - Centro de Convenções. O livro custa R$ 25.

17/09/2023 08h32 - Atualizada em 17/09/2023 08h34
Por Comunicação (Feira do Livro)