Ioepa lança livro infantil sobre menina ribeirinha


A história da pequena Laís, uma menina que mora em uma casa de palafita na Amazônia e adora brincar e tomar banho de rio com os seus irmãos na maré cheia, é o mote do Livro “Laís”, da professora Tayná Moraes, que foi lançado na tarde de sábado (16), no Estande da Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa).  Com uma história leve e voltada para o público infantil, a autora retrata parte da realidade de muitas crianças ribeirinhas paraenses.

A narrativa, que possui 16 páginas com uma linguagem simples e acessível a diversas idades, além de ilustrações coloridas da fauna e da flora amazônica, se desenrola com a apreciação de paisagens regionais do dia a dia da menina Laís.

Segundo a autora, a história surgiu durante uma visita à sua sobrinha Laís, que mora na ilha Paulista, em Limoeiro do Ajuru, no Baixo Tocantins, onde observou o cotidiano deles, que foi sua inspiração para o enredo. “Eu juntei uma coisa com a outra, esse é o nosso interior, essa é a nossa regionalização, e assim a Laís da história nasceu e ela existe mesmo”, explicou Tayná Moraes.

A autora contou que a ideia de trazer ao público a história da menina ribeirinha surgiu a partir da necessidade que Tayná sentiu de incluir a realidade de quem vive nas palafitas às margens dos rios paraenses. “Na escola que eu atuo tem um projeto ‘Sacola Literária’ em que os alunos levam livros para casa, leem e depois devolvem, mas não tinha nenhuma história da nossa realidade de interior, da realidade ribeirinha. Isso me fez escrever ‘Laís’”, disse Tayná Moraes

Tayná Moraes nasceu em Barcarena e hoje cursa pedagogia no campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa), naquele município. Foi durante seu estágio em uma escola pública que percebeu a carência de livros infantis voltados para a região amazônica.

Segundo o coordenador da Editora da Ioepa, Moisés Alves, a obra é parte de um conjunto de livros infantis produzidos pela Editora Pública Dalcídio Jurandir da Ioepa e que retrata a realidade amazônica, sua cultura e literatura. “Assim como as contações, o estande da Ioepa trouxe para a Feira do Livro um conjunto de obras voltadas à literatura infantil para trabalhar a nossa realidade de caboclo paraense”, acrescentou Moisés Alves.


Serviço
O livro “Laís” está à venda no estande da Ioepa, na 26ª Feira do Livro e das Multivozes, que ocorre no Hangar – Feiras e Convenções, até o dia 17 de setembro de 2023. A obra custa R$ 20.

17/09/2023 08h24 - Atualizada em 17/09/2023 08h42
Por Comunicação (Feira do Livro)