Ioepa faz quatro lançamentos e livro escrito por estudantes de Ananindeua se esgota no mesmo dia


O estande da Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa) teve um dia movimentado nesta sexta-feira (15), com lançamentos de títulos inéditos, dentro da 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes.

A revista ilustrada “Albanízia – O legado de uma professora para o ensino público do Pará”, abriu o dia no estande da Ioepa. A história escrita por Martha Goreth Marinho Lima, com ilustrações do aluno Marcos Sid, traz ao público a trajetória de Albanízia Oliveira de Lima. Para a autora, a vida profissional da homenageada é uma inspiração para a comunidade escolar. “A história de Albanízia revelou um ser humano respeitoso, ético, solidário, idôneo e hábil”, resumiu Martha Lima.

A Escola Estadual Albanízia de Oliveira Lima fica na avenida Almirante Barroso, no bairro do Marco, em Belém.

Ananindeua - O lançamento da quarta edição da publicação “Saapeca IV” lotou o estande da Ioepa. O livro é resultado de um projeto da Escola Senador Álvaro Adolfo, de Ananindeua, região metropolitana de Belém. A obra apresenta uma coletânea de 55 contos e narrativas, produzidas pelos estudantes por meio de uma seleção interna. Professores também podem participar e também passam por uma seleção.

A organizadora do livro, a professora Carmem Maranhão Senador Álvaro Adolfo enalteceu o quarto ano de parceria com a Ioepa e explicou que o projeto da instituição de ensino é um incentivo à escrita e à leitura voltado para os alunos. “Só temos gratidão para com a Imprensa Oficial pelos quatro anos de parceria, que torna possível a publicação desses livros, que trazem o trabalho criativo de nossos alunos. Este ano o tema foi contos e lendas da Amazônia”, relatou a docente.

Ela disse ainda que a meta é “quebrar o recorde de vendas da Feira do Livro”. Não se sabe se ela conseguiu, mas todos os 500 exemplares do “Saapeca IV” colocados à venda na sexta-feira (15) no estande da Ioepa foram vendidos.

Mosqueiro - Outro recordista de vendas de seus livros é o professor Sandro Arlan, que lançou o livro inédito “Contos e Causos – Mosqueiro de praias e assombrações”, terceira incursão do professor mosqueirense na recuperação das lendas da ilha, distrito de Belém do Pará.

Sandro Arlan relembrou que cada livro anterior mencionava um aspecto das lendas e que nesse lançado na sexta (17) mostra a relação com as praias fluviais da ilha. “O primeiro livro abordou o imaginário, o segundo o mundo sobrenatural e agora as praias e assombrações da ilha. Meu trabalho tem muita pesquisa, principalmente com os moradores mais antigos de Mosqueiro, de um tempo no qual a energia elétrica nem havia chegado na ilha”, relembrou Sandro Arlan.

Serviço
Todos os livros estão à venda no estande da Ioepa (menos o Saapeca - esgotado), na 26ª Feira do Livro e das Multivozes, até o dia 17 de setembro de 2023, no Hangar – Centro de Convenções.

15/09/2023 21h33 - Atualizada em 15/09/2023 21h36
Por Comunicação (Feira do Livro)