Regional de Santarém ganha participação na Feira Pan-Amazônica, em Belém


O ano de 2023 entra para história do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), no município de Santarém, oeste paraense. Pela primeira vez, a unidade de saúde participa da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, que acontece em Belém. 

O processo educacional realizado com a paciente Elida Keila, 15 anos, aluna do ensino médio na Escola Estadual Plácido de Castro, foi mostrado no evento por meio de uma apresentação digital feita pela professora Jussara Monteiro.

Elida passou a ser aluna do 1º ano em 2022 e recebe aulas três vezes na semana, de todas as disciplinas da série, no leito onde está internada. 

A tutora Jussara conta que o que mais a deixa motivada ao ensinar é a força de vontade da aluna.

“Ela é uma menina muito dedicada, esforçada, superatenta às aulas. Ela é questionadora, toda professora gosta quando o aluno interage. Fora o fato de ver que mesmo com as limitações que a Elida tem não é motivo para desanimar”, disse.

Metodologia - A metodologia aplicada é diferente das rotinas de uma sala de aula, os conteúdos são mostrados por meio de um tablet e as leituras são feitas em apostilas com aplicação de provas por bimestre. Todas as aulas são registradas em um plano de ação específico e ao final de cada trimestre é elaborado um parecer sobre o aproveitamento do estudante que, posteriormente, é encaminhado à escola.

O relato de como é feito o trabalho educacional no Hospital foi detalhado pela professora Jussara e está em exposição na Feira do Pan-Amazônica até o dia 17 de setembro. A notícia dessa exposição chegou para Elida com alegria. Ela conta que a hora do estudo é a parte do dia que mais gosta.

“Eu me sinto desafiada em cada atividade e isso me estimula muito. Eu gosto de fazer leitura, das aulas de geografia e história também, mas não sou muito fã das aulas de matemática”, brincou.

O pai da jovem, Raimundo Sousa, 42 anos, fez questão de agradecer ao empenho da professora que faz parte do quadro de profissionais de educação do Estado. “Eu sei que a forma de ensinar para a minha filha é um pouco difícil e requer paciência. A professora dela é muito boa, ela tem carinho e ensina de um jeito que a Elida entende”, enfatizou.

Aprendizado - O objetivo é levar ensino, conhecimento e ajudar o aluno na sua formação educacional, mesmo diante da desafiadora rotina hospitalar imposta aos pacientes em idade escolar.

Para o diretor-geral, Rodrigo Vieira, essa é uma oportunidade de garantir dignidade e amparo àqueles estudantes que enfrentam tratamentos delicados e que passam por longos tratamentos médicos.

“O atendimento pedagógico funciona como aliado no tratamento destes alunos, no seu processo de recuperação e resgate da autoestima", falou.

A 26ª edição da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes é considerada a quarta maior feira do Brasil.

Serviço: O HRBA é referência em média e alta complexidade, e presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado. A unidade pertence ao Governo do Pará, sendo administrada pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Hospital fica na Avenida Sérgio Henn, nº 1100, bairro Diamantino, em Santarém.

15/09/2023 18h26 - Atualizada em 15/09/2023 18h33
Por Comunicação (Feira do Livro)