Plataforma estadual gratuita ‘Enem Pará 2.0’ já tem mais de 19 mil inscritos


Com mais de 1,2 mil aulas disponíveis gratuitamente, a plataforma ‘Enem Pará 2.0’, desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), já registra mais de 19 mil alunos inscritos. No estante da Sectet, durante a 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, no Hangar Centro de Convenções, é possível tirar dúvidas ou fazer a inscrição na ferramenta de ensino à distância.

“Essa é uma plataforma digital construída para que todas as pessoas que já concluíram o ensino médio ou que estão concluindo possam estudar de forma gratuita. A ferramenta veio ajudar principalmente os alunos que não conseguem pagar cursos preparatórios ou não podem estar em aulas presenciais. É um sonho que se transformou em realidade. Cerca de 60 mil acessos já foram realizados e estudantes de 214 cidades já se inscreveram na plataforma, o que significa que já ultrapassamos os nossos 144 municípios paraenses e isso é maravilhoso”, ressalta Jackson Tavares, coordenador de Ensino a Distância da secretaria.

Por meio da plataforma, o aluno pode acessar aulas de professores renomados no Estado com assuntos referentes a 15 disciplinas cobradas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), materiais didáticos, exercícios e simulados. Os conteúdos são inclusivos em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para as Escolas de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepas), o curso oferece complementação de carga horária.

“Muitos jovens querem complementar a preparação para o Enem e não têm acesso a cursos pagos e, por isso, considero a plataforma um projeto muito incrível, para que a gente possa ter acesso a um conhecimento que vai enriquecer demais o nosso aprendizado. Gostei muito de conhecer essa possibilidade, porque agora posso ter acesso a essa iniciativa que serve de incentivo aos estudos”, destaca o estudante Luciano Reis, 21 anos, que aproveitou a visita na Feira para fazer a sua inscrição.

Acesso - As inscrições na plataforma podem ser feitas pelo endereço enempara.sectet.pa.gov.br, basta incluir dados pessoais, RG, CPF e e-mail. Além do site, o acesso também pode ser feito via aplicativo, disponível na Play Store ‘Enem Pará 2023’. Após baixar as aulas e os exercícios, os alunos podem consultar o material sem internet.

O aluno Jhonatan Souza, 17 anos, do Ensino Médio da Escola Estadual Mário Chermont, fez a sua inscrição na manhã desta sexta-feira (15) no estande da Sectet na Feira do Livro. “É difícil essa reta final de muitos estudos. Hoje conheci a plataforma e achei essencial para quem tá se preparando para o Enem, aproveitei e fiz minha inscrição.  Será, com certeza, um diferencial nesse momento, vai ajudar bastante, quero usar tudo que tá disponível, como as aulas, os exercícios, simulados”, diz.

15/09/2023 16h49 - Atualizada em 15/09/2023 17h00
Por Comunicação (Feira do Livro)