Autora autista é atração na Feira do Livro


Nesta sexta-feira, dia 15, o espaço da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) na 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e Multivozes recebeu a autora Milena Lima Costa, de 20 anos. A escritora, que é autista, esteve presente para falar com os visitantes sobre seu livro “Histórias de Milena”, publicado pela Editora Dacídio Jurandir da Imprensa Oficial do Estado.

A obra conta com quatro histórias escritas por Milena e ilustradas pelo melhor amigo dela, o também jovem autista Geovane Ferreira. São contos voltados para o público infantil, influenciados pelos filmes e livros que a autora assiste e lê. Ela cita inclusive autores como Charles Dickens como referência para suas histórias fantásticas.

Aos visitantes da Feira do Livro que foram conhecer a obra de Milena e conversar com a autora, tiveram a oportunidade de comprar o livro autografado e ouvir muitas das histórias que ela já tem escrita, esperando a oportunidade de serem publicadas. Ao todo, Milena tem mais de duzentas histórias prontas e já separou as quatro que mais gosta para estarem no próximo livro: “Nasce Um Herói”; “Fantabularasa”; “Pai e Filha: Sonhos na Califórnia” e “Os Homens N”. 

Sobre seu sonho de lançar mais uma coletânea de histórias, Milena citou suas referências e ambições: “Quero publicar mais e mais, para todo mundo ler e conhecer minhas obras, como conhecem as dos meus ídolos Ziraldo, Maurício de Souza e Monteiro Lobato. Fico até imaginando como seria se uma das minhas histórias virasse uma peça de teatro”, declarou.

A tia de Milena, Vania Nascimento, a acompanhou na Feira do Livro e falou sobre a felicidade da jovem em participar do evento: “Essa ambiente de leitura e histórias é onde a Milena se encontra e se identifica. É o que ela gosta de fazer: ler e escrever. A Feira é uma excelente oportunidade para conhecer pessoas que nos ajudem a realizar o sonho dela, que é publicar mais histórias que ela já selecionou”, afirmou. 

O espaço da Sespa na Feira do Livro também tem uma área dedicada à venda de produtos confeccionados por cooperativas de famílias de autistas e portadores de outras deficiências. A Feira do Empreendedorismo Inclusivo é uma iniciativa que a Sespa promove todos os meses no Porto Futuro e também em eventos específicos, como é o caso da Feira do Livro, onde todos os dias cooperativas diferentes colocam seus produtos à venda. 

Na sexta-feira, estão sendo vendidos produtos feitos por membros da Associação dos Surdos de Belém e da Clínica de Reabilitação Saber. No sábado, dia 16, estarão presentes as associações Acolher e Mundo Azul. No domingo, último dia da Feira do Livro, as associações Cromossomos 21, Ceapa e Coletivo Neurodiversidade estarão vendendo seus produtos.

Outra atividade realizada no espaço da Sespa em todos os dias da Feira do Livro é a Estação Inclusiva. Trata-se de uma experiência sensorial que simula a vida com alguns tipos de deficiência, seja física, visual, auditiva ou intelectual. O objetivo é proporcionar um espaço de reflexão, sensibilização e empatia. Uma equipe multiprofissional está acompanhando as atividades no espaço.

Vacinação - Durante todos os dias da Feira do Livro, das 9:00 às 19:00, a Sespa está disponibilizando serviço de vacinação, com doses de vacinas meningocócica ACWY, Dupla Adulto (contra difteria e tétano, Covid-19 Bivalente, tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola), Influenza e HPV. Quem ainda não completou seu esquema vacinal para Covid 19, pode buscar o posto de atendimento, que estará localizado no mezanino da feira. Até a manhã desta quinta-feira, mais de 1.100 doses de vacina foram aplicadas desde o início da Feira.

15/09/2023 16h48 - Atualizada em 15/09/2023 16h49
Por Comunicação (Feira do Livro)